sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Black "Fraude" - Tudo pela metade do triplo


Procon-SP notifica lojas e organização da Black Friday por maquiagem de desconto

Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop têm até a próxima sexta-feira para se explicar ao órgão de defesa do consumidor

iG São Paulo  - Atualizada às 
O Procon de São Paulo notificou as grandes empresas que participam da Black Friday – Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop – por indícios de maquiagem nos descontos , com base em denúncias de consumidores ao órgão e em redes sociais. As empresas têm até a próxima sexta-feira, 30 de novembro, para encaminhar uma resposta à entidade.
Alguns produtos que participaram da promoção teriam inflado preços nas últimas semanas, para anunciar que tinham "descontos" nesta sexta-feira. Segundo o Procon, tal prática é ilegal. Mais cedo, a assessoria do Busca Descontos informou que Pedro Eugênio, dono do site Busca Descontos, organizador do evento, ficou bastante chateado com o fato e retirou "diversas ofertas" do ar , sem precisar o número.
O Busca Descontos também será notificado para que apresente explicações sobre problemas que o consumidor teve ao não conseguir o acesso em alguns links de ofertas e sites de lojas.
Problemas desde o início
As queixas de consumidores começaram desde a largada da promoção, à 0 hora desta sexta-feira. O Busca Descontos apresentou problemas de servidor e ficou fora do ar . O problema se repetiu nos próprios sites das lojas, que também não suportaram o pico de acessos. Os problemas causaram diversas queixas de usuários nas redes sociais .
Defeitos e prazo para entrega
O diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, explica que a venda de produtos e serviços, seja em lojas físicas ou online, deve seguir as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). "O prazo de devolução da compra feita pela internet é de até sete dias. O negócio pode ser cancelado neste intervalo de tempo seja qual for o valor cobrado", afirma Góes.
Se o produto for entregue com defeito, explica o diretor executivo, a loja virtual tem 30 dias para solucionar o problema; caso contrário, o consumidor pode escolher entre receber uma mercadoria nova ou ser reembolsado.

Nenhum comentário: