segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Programa de Proteção ao Pedestre chega às escolas

Nesta segunda-feira (1º/8) a CET iniciará a divulgação do Programa de Proteção ao Pedestre em escolas particulares e públicas da cidade. Os agentes vão distribuir material informativo com orientações para aumentar a segurança dos pedestres e conscientizar os motoristas.



Com o início da Operação Volta às Aulas, a partir de segunda-feira (1º/8), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia mais uma etapa do Programa de Proteção ao Pedestre. Para orientar motoristas, pais e alunos sobre a importância da prioridade ao pedestre durante a travessia das faixas, a CET programou diversas ações dentro e fora das escolas.

Nesta semana (1º a 5/8) começam a ser distribuídos em 20 escolas - públicas e privadas - folhetos informativos com dicas de segurança no trânsito, com orientações sobre a importância de os pedestres atravessarem sempre na faixa de travessia e os motoristas respeitarem a velocidade permitida na via, dando preferência ao pedestre. 

Abaixo, está a relação com as instituições que vão receber os panfletos do Programa de Proteção ao Pedestre. Juntas, elas possuem mais de 80 mil alunos.

Mackenzie
FAAP
Escola Boni Consilii
Escola Mobile I
Escola Mobile II
Escola Viva II
Escola Viva III
Escola Viva IV
Colégio Mackenzie
Colégio Nossa Senhora Aparecida
Colégio Renascença
Colégio Rio Branco
Colégio São Luís
Colégio Dante Alighieri
Colégio Britânico
Colégio Palmares
Colégio Bandeirantes
Colégio Arquidiocesano
Colégio Santa Maria
EMEF José Amadei

Além disso, o grupo de mímicos do Programa de Proteção ao Pedestre vai ajudar no embarque e desembarque dos alunos, fazendo apresentações na porta das escolas para mostrar a importância da utilização da faixa de pedestres.

Cronograma das apresentações

1º/8 – 12h às 13h45
Colégio Objetivo

2/8 – 12h15 às 13h
Colégio Santa Marcelina

4/8 – 12h às 13
Colégio São Vicente de Paula

5/8 - 12h às 13h
Colégio Arquidiocesano

8/8 – 12h às 13h
E.E. Maria Petrolina Monteiro

9/8 – 12h15 às 13h
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho

11/8 – 12h15 às 13h
EMEF Almirante Tamandaré

Para diminuir os riscos de acidentes no trânsito, a CET vem adotando melhorias na sinalização horizontal - pintura de faixas - nos arredores das escolas. O Programa de Manutenção e Implantação de Faixas de Pedestres nas Escolas pretende implantar e fazer manutenção das faixas de travessia de todas as escolas de São Paulo. Desde que foi iniciado, no último mês de junho, já foram beneficiadas 106 instituições de ensino.  

As ações programadas complementam a tradicional Operação Volta às Aulas da CET, realizada nas proximidades de 131 escolas públicas e particulares da Cidade. O objetivo dessa operação é desenvolver ações educativas e operacionais, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.

A operação, que conta com 263 Operadores de Trânsito da CET e funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos com esta ação, que visa, ainda, diminuir o impacto no tráfego com o fim das férias, gerado pelo acréscimo médio de 20% no número de viagens realizadas na Cidade, por meio de ajustes semafóricos e intensificação de fiscalização de estacionamentos irregulares.

O projeto conta com quatro atividades distintas para serem aplicadas nas 131 escolas contempladas na Operação Volta às Aulas, levando em conta o impacto que essas unidades geram no trânsito:
   
- Operação Contínua (20 escolas): aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas, provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estará operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.

- Operação Periódica (65 escolas): aplicada em escolas localizadas em áreas que podem eventualmente provocar impactos à fluidez do trânsito. Periodicamente contará com equipe de agentes nos horários de entrada e/ou saída dos alunos. Nesses casos, a CET também desenvolve treinamento específico com os funcionários dessas escolas.

- Operação Supervisionada (29 escolas): aplicada em locais que raramente causam impacto sobre o trânsito, compreende  treinamento dos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais básicas e de orientação. Nos primeiros dias de atuação destes funcionários, é deslocada equipe de agentes para consolidar a rotina.

- Ação Educativa (17 escolas): treinamento prévio da CET para funcionários ou parceiros das escolas, que desenvolvem ações básicas de segurança e orientação de travessia.

Recomendações da CET aos motoristas 

- Transporte crianças com segurança: somente no banco de trás, usando cinto ou assentos apropriados

- Nunca pare em fila dupla. Não obstrua o tráfego ou comprometa a segurança

- Embarque e desembarque pelo lado da calçada. Garanta a segurança do aluno

- Reduza a velocidade próxima a escolas e locais com grande movimentação de pedestres

- Respeite a travessia de escolares e não pare sobre a faixa de pedestres

- Dar prioridade ao pedestre que iniciou a travessia

- Estacione somente em locais permitidos

- Nunca feche o cruzamento

- Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito

- Se existir um semáforo por perto de onde você vai utilizar para atravessar, aguarde seu sinal ficar verde. (para pedestres)


Nenhum comentário: