segunda-feira, 16 de maio de 2011

Série - Coisas repassadas em sala de aula e carta a FHC

Testamento -
Pai, você tinha razão!
Lembra quando o senhor me disse que era para eu aprender; que era para eu ir para a escola; aprender a ler, escrever, pensar, calcular e respeitar meus amiguinhos?
Lembra quando o senhor brigava comigo devido às besteiras que eu talvez viesse a fazer no futuro?
Quando o senhor me bateu por ter brigado na escola; por ter xingado o professor; por zoar com as colegas de classe; por não ter estudado em casa todos os dias após a aula; por não fazer a lição de casa; por tentar colar na prova.
Eu apanhei tantas vezes do senhor, mas a única coisa que eu pensava na hora era a raiva que eu sentia por você e por que eu tinha que parar de fazer as coisas que eu gostava.
Quando eu fugi de casa, comecei a roubar e a fazer mais um monte de "coisas ruins" que é melhor eu não comentar aqui.
Pai, eles estão chegando... de um lado estão os "coxinha"; do outro, os donos do morro! Hoje vai ser o meu último dia.
Repasse essa carta para que outros pais e crianças saibam o quão importante é ter um "Pai Mau".
A carta foi encontrada, pelos policiais, embrulhada perto do corpo de um jovem de 15 anos que morreu no fogo cruzado da polícia com os traficantes.


Meus queridos
temos mais é que nos unir a esses familiares. É inadmissível que vivendo tantas turbulencias sociais e outras, um ex presidente, na sua idade, com seu conhecimento, faz declações que nos deixam perplexos e receiosos por nossos filhos, netos e outros que virão para habitar nossas cidades. Irresponsável e egoísta são as palavras que mais cabem a este senhor. Leiam abaixo:

Carta a FHC 
PDFImprimirE-mail
Excelentíssimo Ex-Presidente
Fernando Henrique Cardoso.
Em nome de 1.000 famílias de usuários de drogas ,que integram o Grupo Amor Exigente da Regional Paulistana Norte de São Paulo, declaramos ao Senhor nossa perplexidade com suas declarações, ontem, ao programa Fantástico, da TV Globo. Classificamos de, no mínimo, IRRESPONSÁVEL, sua defesa na “liberação de todas as drogas”. Como pais, e eleitores, estamos chocados. E nos perguntamos: suas declarações são endossadas pelo partido que o senhor preside, o PDSB, o partido do governador de São Paulo?
Como sociólogo, senhor Fernando Henrique Cardoso, o senhor deveria ouvir as famílias. Só quem tem este sofrimento dentro de casa é que pode dizer o que acontece quando seus entes queridos entram neste caminho, que sempre começa com a bebida e a maconha na infância e na adolescência, e, em seguida, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume e agora o oxi, as drogas que o senhor quer liberar.

O senhor afirmou que foi à Holanda e a Portugal. Mas não precisaria ir tão longe. Bastaria conversar com as famílias de usuários de drogas, andar pelas ruas de São Paulo, pelas cracolândias para entender o significado da doença causada pelas drogas que o senhor quer liberar. Drogas que causam a dependência química, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como progressiva, incurável e fatal.
O senhor argumenta que “falharam políticas de combate às drogas”. Como famílias e eleitores perguntamos: quando existiu política antidrogas no país? Nem no seu governo, que se prolongou por 8 anos. O senhor nada fez. Apenas criou a Senad, que logo perdeu o titular e se transformou, a partir do seu governo, num. órgão inexpressivo e sem verbas do governo.
Como sociólogo, o senhor deveria ouvir as famílias que passaram e passam por esse flagelo que são as drogas. Ouça os jovens que conseguiram sair delas e a que custo!. Não temos assistência nem vagas para internação na rede pública de saúde. O seu partido, senhor Fernando Henrique Cardoso, não investe no tratamento. Exemplo é São Paulo, governada pelo PDSB, onde há somente 207 leitos oferecidos pelo ESTADO . Estado que enfrenta uma epidemia de todos os tipos de drogas e com registros de crianças já necessitando de tratamento. Mas onde?
Nós, pais de usuários de drogas, estamos ofendidos com a sua irresponsabilidade e insensibilidade. Nossa realidade é de lágrimas, desespero, incertezas e violência com filhos na fissura batendo em pais, assaltando nas ruas, sendo presos. E nada sendo feito pelo seu partido, que governa São Paulo.
Não atrapalhe o governo da presidenta Dilma que já anunciou medidas e está do lado das famílias. Vamos cobrar do seu partido. Quem nada fez, não tem o direito de atrapalhar quem já tem no seu dia a dia o pesadelo das drogas. Quantas vidas sua irresponsabilidade vai tirar?
Em nome de mil famílias aguardamos sua resposta e a do seu partido.
Miguel Tortorelli
Regina Tortorelli
Coordenadores Regionais Paulistana Norte.

COM TOTAL APOIO DA PASTORAL DA SAÚDE DE TAUBATE
Paz e Bem!!!
Ana Regina

Assistente Social

Pastoral da Saúde- DioceseTaubaté
JOÃO PAULO II - Beato de Deus, Beato de todos nós!

Nenhum comentário: