sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prisioneiros são obrigados a acumular ouro em MMOs na China


Divulgação

Redação Arena Turbo
26.05.2011
Detentos chineses de Jixi, cidade localizada no nordeste do País, estão sendo obrigados a "farmar gold" enquanto cumprem suas penas no sistema penitenciário do país. Segundo o jornal britânicoThe Guardian, que publicou a denúncia, o ouro virtual acumulado emRPGs online como World of WarCraft seria acumulado pelos guardas, que trocariam então a moeda virtual por dinheiro real.
Um prisioneiro, chamado pelo nome fictício Liu Dali, de 54 anos, disse a reportagem que todos são obrigados a quebrar pedras durante o dia, sendo direcionados a computadores para jogar e acumular posses em games online durante a noite.
Segundo o detento, a atividade é obrigatória e cada um possui uma meta de dinheiro virtual a ser obtido. Caso a cota não seja atingida, os prisioneiros são agredidos fisicamente.
"Os responsáveis pela prisão fazem mais dinheiro forçando os detentos a jogarem do que quebrando rochas", afirmou Dali. "Trezentos prisioneiros são forçados a jogar. Eu ouvi dizer que eles conseguem ganhar até US$ 930 (cerca de R$ 1.500) por dia, mas nós nunca vimos a cor do dinheiro. Os computadores nunca são desligados", completa.
A prática do "gold farming" é tradicional em países sub-desenvolvidos e inclusive foi apontado como benéfico por um relatório do Banco Mundial. A denominação vem da expressão inglesa de cultivar, como numa plantação - acumulando moeda e bens virtuais para revender a jogadores de países mais ricos, que não dispoem de tempo realizar as tarefas mais tediosas de um game online.
É estipulado que cerca de 80% de todos os "fazendeiros de ouro" do mundo sejam chineses.
Blogueiro: Sou a favor dos prisioneiros terem que trabalhar; porém, um percentual (subtraindo-se o que eles custam ao governo só por estarem ali presos) do produto deveria ser enviado para suas famílias.

Nenhum comentário: