terça-feira, 31 de maio de 2011

Crianças ingênuas e inocentes

ESTUDANTE MATA COLEGA COM GOLPE DE ESTILETE NO PESCOÇO

Adolescente do Piauí tenta justificar assassinato dizendo ser vítima de agressões e maus tratos

Um adolescente de 14 anos assassinou um colega de classe, de 15 anos, com um golpe de estilete no pescoço, no final da tarde de quarta-feira no pátio da Escola Municipal Joaquim de Oliveira, na zona rural de Corrente, cidade distante 649 quilômetros de Teresina. Ele disse à polícia que se inspirou nomassacre que deixou 12 crianças mortas no Rio de Janeiro, na escola municipal Tasso da Silveira.
Segundo informações da Polícia Civil de Teresina, o autor do crime disse em depoimento que era vítima de bullying - o termo em inglês que define agressões e maus tratos que adolescentes submetem outros adolescentes.  O menino de 14 anos afirmou ao delegado Fabrício Gois que era constantemente humilhado e agredido pela vítima.
Na hora do crime, os dois adolescentes estavam esperando o ônibus no pátio da escola. O autor do crime, então, fazia a ponta de um lápis escolar com um estilete e resolveu dar um golpe no pescoço do colega de escola. O garoto afirmou à polícia que não tinha intenção de assassinar o colega de turma, mas confessou à polícia que ficou encorajado a agredir o estudante após acompanhar o massacre no Rio.
Desde quarta-feira, a Escola Municipal Joaquim de Oliveira permanece fechada. Ela somente será reaberta na próxima segunda-feira. O colégio fica a 18 quilômetros do centro da cidade de Corrente. O adolescente autor do crime foi encaminhado para realização de exames psicológicos. O garoto está alojado em uma cela separada na delegacia de Uruçuí, nas proximidades de Corrente.
Blogueiro: Agora tá virando modinha! Depois, quando eu falo pros meus alunos que tem "'nego"' louco entrando na escola, querendo furar os olhos dos outros ou dar voadora no pescoço dos outros, eles acham que eu estou exagerando.

APÓS AMEAÇAS, ESCOLA PEDE QUE PAIS DEIXEM FILHOS EM CASA

Segundo a polícia do Rio Grande do Sul, uma quadrilha de traficantes pretende matar um grupo de alunos do colégio



Depois de virar alvo de uma quadrilha de traficantes, uma escola municipal da periferia de Porto Alegre decidiu recomendar aos pais que deixassem seus filhos em casa nesta sexta-feira. Um grupo realizou um protesto em frente à escola por mais segurança. Já a secretaria estadual de Educação decidiu criar um grupo para discutir medidas de prevenção à violência nas escolas gaúchas.

Temos quatro alunos afastados da escola e do bairro porque estavam sendo ameaçados. Para a segurança deles e dos demais, a gente orientou que eles se afastassem”, explica o vice-diretor da escola, Alcides Almeida
Pais de alunos da escola municipal Alberto Pasqualini, localizada no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, decidiram protestar nesta sexta-feira depois que quatro estudantes passaram a sofrer ameaças de uma quadrilha de traficantes da região. A escola não suspendeu as aulas, já que muitos alunos não teriam onde passar o dia, mas a orientação aos pais foi para deixar as crianças em casa.
“Não sabemos o que está acontecendo. Temos quatro alunos afastados da escola e do bairro porque estavam sendo ameaçados. Para a segurança deles e dos demais, a gente orientou que eles se afastassem”, explica o vice-diretor da escola, Alcides Almeida.
Segundo o tenente-coronel João Godói, comandante da Polícia Militar na região, um jovem que havia estudado na escola em 2006 foi assassinado por uma quadrilha de traficantes no dia 2 de abril. Suspeita-se que a mesma quadrilha estaria atrás de amigos dele.
Uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação nesta sexta definiria ações para o aumento da segurança na escola. A comunidade pede a volta de um Guarda Municipal, que não é mantido na escola há um ano e meio. O policiamento na região foi reforçado.
“A partir desse fato no Rio, redobramos nosso cuidado com a comunidade escolar, com visitas às escolas, policiamento e abordagens. Potencializamos as ações preventivas”, diz o tenente-coronel Godói, fazendo referência ao massacre na escola carioca ocorrido na semana passada.
Política de prevenção
Nesta semana, Porto Alegre registrou dois casos de alunos portando armas de fogo no mesmo dia. Na manhã de terça, um adolescente de 14 anos, estudante de uma escola municipal, foi preso carregando uma pistola na mochila. Ao juizado de menores, ele disse que estava sofrendo ameaças e queria se proteger. Na tarde do mesmo dia, um estudante de 16 anos foi pego em uma escola estadual com uma submetralhadora de fabricação israelense e de uso restrito no Brasil. Ambos já foram punidos com medidas sócioeducativas.
Nesta quinta, a secretaria estadual de Educação anunciou uma série de iniciativas para combater a violência nas escolas gaúchas. Segundo a secretaria, a medida já estava sendo discutida há um mês e não tem relação direta com os casos registrados nesta semana.
Segundo o diretor-adjunto da secretaria, José Thadeu de Almeida o trabalho visa à conscientização dos alunos. Ele acredita que grades, câmeras de segurança ou presença de policiais não necessariamente resolveriam o problema de todas as escolas.
“A ideia é constituir comitês comunitários de prevenção à violência na escola. Pretendemos diagnosticar as razões para a escola refletir algum nível de violência”, diz Almeida.
Blogueiro: Novidade! Em várias escolas onde trabalhei isso acontecia, e ainda acontece! Só que os traficantes vão é atrás dos professores.

Professor acusado de agressão contra aluna é afastado no interior do RS



Um professor foi afastado de suas funções em uma escola pública de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, após um vídeo onde aparece empurrando uma aluna de 11 anos ter sido divulgado no YouTube. Valdir Norberto Corteze trabalhava como professor de ciências na Escola Estadual Anna Luísa Ferrão Teixeira. As imagens de celular foram feitas por um colega na sala de aula. Os pais da menina registraram boletim de ocorrência na delegacia. Além da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Polícia Civil está investigando o caso.

Em entrevista ao jornal gaúcho "Zero Hora", Corteze reconheceu que "perdeu as estribeiras", mas frisou que vinha sendo provocado pela menina há dias e que a atitude teve a intenção de discipliná-la: "Ela fazia coisas para levantar da cadeira e desconcentrar a turma. É uma líder negativa na sala de aula. Eu dizia para ela sentar e ela dizia que eu não mandava nela. Então, peguei e a levei até a cadeira".
Blogueiro: Ainda não vi esse video. Depois que o vir, darei uma opinião...
RS: jovem fará serviço comunitário por levar arma a escola
A Justiça do Rio Grande do Sul ouviu na tarde desta terça-feira o adolescente apreendido em uma escola de Porto Alegre depois de uma professora perceber que ele levava uma arma em sua mochila. A Juíza Maria Elisa Schilling Cunha, que atua na Justiça Instantânea (Centro de Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente), determinou ao menor a prestação de serviço à comunidade por 20 semanas e a permanência em liberdade assistida pelo período de seis meses.
Durante a liberdade assistida, o adolescente vai passar por entrevistas periódicas com assistentes sociais e psicólogos, que vão monitorar aspectos como seu comportamento e rendimento escolar.
O adolescente de 14 anos aluno da 5ª série da Escola Estadual de 1º Grau Dr. Oscar Tollens, no bairro São José, foi detido com uma pistola calibre 22 com munição. Em depoimento, o aluno alegou que estava armado para se defender de ameaças que vinha sofrendo.
Blogueiro: Finalmente um pouco de justiça para com essas "crianças indefesas".



Adolescente confessa ter estuprado funcionária de motel em SC



Um adolescente de 17 anos confessou nesta sexta-feira ter estuprado a funcionária de um motel durante um assalto realizado em Criciúma, na região sul de Santa Catarina. O crime ocorreu na madrugada de quinta-feira.
O jovem foi apreendido na manhã de hoje, depois que policiais o identificaram pelas imagens das câmeras de segurança do motel. O delegado responsável pelas investigações, Márcio Neves, informou que o adolescente ainda "raspou o cabelo" horas após o crime, para dificultar sua identificação. Ele foi detido com a mesma roupa usada durante a invasão ao motel e acabou reconhecido pela vítima, uma mulher de 31 anos que fazia a limpeza de um dos quartos.
Um outro envolvido no assalto, também adolescente, foi apreendido em operação coordenada pela Polícia Civil de Criciúma. De acordo com o delegado, outros três menores teriam participado da ação e são procurados.
O caso ocorreu na quinta-feira, quando o grupo pulou o muro do motel e anunciou o assalto. A funcionária responsável pela limpeza foi rendida pelo garoto, que portava uma faca, e violentada em um dos quartos em que realizava a limpeza. Os adolescentes fugiram a pé e um uma bicicleta.
Blogueiro: Check out for one more fresh showing how naive and inocent are some teens. Labris wake up!

Nenhum comentário: