domingo, 17 de abril de 2011

Professor só "dá aulas" para 'aluno par'


Docente de física contratado para ensinar turma de 20 estudantes em escola técnica federal se recusa a lecionar para 40

Problema ocorre desde fevereiro; colégio diz que vai contratar mais um professor e que aulas serão repostas 

ADRIANA FERRAZ
DO "AGORA"

Metade dos alunos matriculados em duas turmas do primeiro ano do curso técnico de mecânica oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo ainda não pôde assistir a aulas de física neste ano.
Na escola, mantida pelo governo federal, o professor se recusa a atender a classe inteira, formada por 40 estudantes, de uma só vez e, por isso, dispensa os estudantes com número ímpar da lista de presença.
As turmas deveriam ser assumidas por dois docentes, mas o segundo professor ainda não foi contratado pela escola. O problema ocorre desde 14 de fevereiro.

TURMA DE 20
De acordo com os alunos da escola federal, o professor afirma que é pago para dar aulas a 20 estudantes por sala e que não aceita revezar a turma porque não quer dar a mesma aula duas vezes.
A demora na solução do problema preocupa os estudantes. Ele temem que a reposição de aulas só ocorra durante as férias ou então aos sábados. "E não é só isso. As duas principais matérias do curso de mecânica são matemática e física, que não temos", diz um dos alunos, de 16 anos.
Mas a explicação para a decisão do professor, que não foi localizado pela reportagem ontem, também tem um argumento físico, por assim dizer: segundo outro estudante, de 14 anos, não há espaço para todos. "As aulas de física são no laboratório, que tem só 20 mesas", disse.
O Instituto Federal de São Paulo afirmou, por meio de nota oficial, que a situação deve ser resolvida dentro de 15 dias.
De acordo com a nota da escola, todas as aulas de física perdidas pelos alunos que fazem parte das turmas ímpares serão repostas.

Nenhum comentário: