domingo, 17 de abril de 2011

Amazonense se prepara para cursar medicina na Rússia

Filipe Bragança passou em um processo seletivo e agora arrumas as malas para o novo desafio.
[ i ]Filipe passou em um processo seletivo e vai cursar medicina durante seis anos em uma universidade russa.
Manaus - No próximo dia 19 de abril, 38 estudantes brasileiros embarcam para a Rússia com o objetivo de realizar a graduação no exterior. Entre eles, o amazonense Filipe Bragança, 19, que vai cursar medicina na Universidade Médica de Kursk (KSMU), localizada na cidade de Kursk a 500 km da capital Moscou. Todos passaram por um processo seletivo realizado pela Aliança Russa de Ensino Superior e  partem para a formação nas áreas de medicina, relações internacionais, ciências biológicas, engenharia aeroespacial e cinema.  O sonho de Filipe sempre foi cursar medicina e já tentou duas vezes e ingressar em uma faculdade pública da região, mas não conseguiu.
Para Filipe tudo aconteceu muito rápido, “a primeira vez que ouvi sobre a Aliança Russa, foi no cursinho onde eu estudava. Procurei e encontrei o site da Aliança, onde obtive todas as informações: inscrições, documentos, pagamentos etc. Mandei meus documentos, fiz minha inscrição no processo seletivo e fui selecionado” disse o rapaz. Em fevereiro deste ano ele recebeu um e-mail dizendo que havia sido aprovado e que nunca imaginou que poderia estudar na Rússia. Todo o processo de confirmação da matrícula aconteceu pela internet.

A KSMU é uma Universidade reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (W.H.O) e pelo Conselho Geral de Medicina (G.M.C) de nações como  Inglaterra e França, e por isso acaba criando ainda mais expectativas em Filipe, “ sei que na Rússia a educação é muito valorizada e tem um ótimo sistema de ensino. Ao voltar para o Brasil terei um diploma com grande reconhecimento. Não vou com a intenção de encontrar uma Disney
World, vou exclusivamente para me dedicar aos estudos. Meu grande sonho é medicina, não me vejo fazendo outra coisa”.

Filipe informou que a Universidade é estatal e todas as despesas como moradia, alimentação e transporte são dele. Ele disse que vai morar em um hostel (albergue para jovens), onde vai dividir o quarto com um colega e morar bem próximo da Universidade. Ele também terá que pagar algumas taxas na Universidade. Para a família, quando comparadas ao curso de medicina no Brasil, o valor é bem menor.

Para cursar medicina na Rússia o estudante não precisa conhecer o inglês, idioma em que será ministrado o curso de medicina, e nem mesmo o russo. Antes do início do ano letivo os alunos passam pela Faculdade Preparatória (FP), onde devem aprender todos os termos técnicos necessários.  O curso de medicina tem duração de 6 anos e contando com a FP, pode durar 7 anos.

Filipe tem alguns conhecidos que estudam fora e já mantêm contato com 11 dos brasileiros selecionados este ano. Ele diz saber das dificuldades que o esperam. Além de ter que aprender a conviver com uma nova cultura, ele também terá que conviver com a saudade dos amigos e familiares, mas não tem dúvidas de que vai valer a pena. O rapaz pretende voltar ao Brasil em Janeiro de 2012 para passar as férias, e até o momento pretende exercer a profissão no Brasil, mas lembra que tudo vai depender das oportunidades que podem surgir.

Nenhum comentário: