terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Investimento em educação ajuda a combater inflação, diz Haddad - IG

Ministro promete inaugurar 81 escolas de educação profissional até 2012.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta segunda-feira, 14, o aumento dos investimentos públicos em educação como forma de combater a inflação. A estabilidade dos preços depende, segundo ele, de uma agenda educacional capaz de formar recursos humanos. “Se não ampliarmos a oferta de pessoal qualificado, essa falta acarretará aumento no preço dos serviços em geral”, explicou.
O ministro participou, em Brasília, da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A educação profissional foi situada por ele como fundamental para suprir a falta de mão de obra qualificada no país. “Temos 81 escolas de educação profissional para inaugurar até o primeiro semestre de 2012”, revelou.
Durante a cerimônia, na qual empossou o reitor do instituto federal do Ceará (IFCE), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, como presidente do Conif, Haddad ainda destacou a importância do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). “O programa replica, no âmbito da educação profissional, a agenda criada para ampliar o acesso à educação superior”, declarou Haddad, referindo-se a programas do MEC, como o de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Universidade para Todos (ProUni), de Financiamento Estudantil (Fies), Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A lógica é aumentar o número de formandos da educação profissional, a exemplo do que foi feito com a educação superior. De 1999 a 2009, o número de estudantes formados em cursos de educação superior teve alta de 195%, de acordo com o Censo da Educação Superior de 2009.

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional
O mais novo presidente do Conif, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, foi aluno da Escola Técnica Federal do Ceará, hoje instituto federal do Ceará. Graduado em química industrial e mestre em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará, é também doutorando em geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Ao assumir a gestão do conselho, ele pede mais professores e técnicos administrativos para a rede federal. “Queremos mais profissionais para expandir o ensino com qualidade”, disse.
O Conif congrega 42 instituições que integram a rede federal.

* Com informações do Ministério da Educação

Nenhum comentário: