quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cota para negros das faculdades...

Certa vez eu estava conversando com uma estudante epitaciana e começamos a falar a respeito de certos assuntos diversos, quando entramos no assunto de cota para negros (aquela parcela de vagas para faculdade que é separada para negros, pardos, índios etc) então eu comentei a ela que eu era contra isso. Ela achou um absurdo. Foi quando eu expliquei a ela o porque eu dizer não ser a favor.
- Blavzlaskvia (é o nome dela), eu sou contra a cota para negros por um motivo muito básico. Essa cota, a meu pessoal ver, é uma desculpa da sociedade para que se acredite que negros, pardos etc não são capazes de estudar ou não tiveram a oportunidade de estudarem.

'Olhe bem para sua sala de aula. Tem muitos negros e pardos aqui. Então, é verdadeiro que TODOS tem oportunidade de estudar e de ser alguém na vida. Agora, só por que o cara tem o tom de pele escuro ele vai passar na frente de todo mundo que rala, estuda e trabalha pra entrar e manter uma faculdade?
- Professor, isso não é racismo contrário velado?
- Agora você me entendeu. Não é que eu seja contra cotas. Tem que haver sim. Mas que tal cotas para alunos que estudam, que tiram ótimas notas e que tem boas notas de comportamento? Por que não valorizar aquele que sacrifica HORAS E HORAS de internet inútil, jogos de video game, novelas, fofocas, brigas, jogos de futebol intermináveis para estudar e tirar ótimas notas?
'Você não acha que seria muito melhor dar bolsa de estudo pra quem realmente quer estudar e que estudou sempre?
- Verdade professor!
- Aí então eu te digo. Se tiver cota para quem tira ótimas notas. Pra que vai servir a cota dos negros?
- Pois é!

Uma melhor discussão está nesse blog aqui.
http://xuxuebanana.blogspot.com/2010/04/sistema-de-cotas-para-negros-em.html

Nenhum comentário: