quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A mão "direita" de Deus


A mão “direita” de Deus?
Durante minhas aulas, por muitas vezes comento com os “alunos” a respeito de que algumas traduções “mal feitas” podem acarretar danos absurdos à humanidade.
Um dos exemplos mais básicos que proponho fala a respeito da “Mão Direita” de Deus.
A título de curiosidade, neurologicamente e estatisticamente, pessoas destras vivem até 7 anos mais que as canhotas, porém não é coisa para se alarmar afinal, qualquer canhoto pode virar ambidestro e destros também.
Em algumas culturas, principalmente orientais, dissertam muito a respeito do uso divino da mão direita. Tanto que na índia, se não me engano, utiliza-se a destra para comer, e a esquerda para as coisas impuras, como se limpar ao ir ao banheiro.
Contudo, há um pequeno problema.
Muita coisa vem acontecendo há centenas de anos, (e aparentemente até nos dias atuais), um pequeno problema de tradução foi cometido.
A tradução da palavra “Right” foi feita nas ‘coxas’ por pessoas que não tinham um conhecimento mais amplo do que o seu significado poderia vir a ser.
Segundo o dicionário Oxford Advanced Learners de 1600 páginas que possuo, só como adjetivo, esta palavra tem os conceitos “Morally Good/ True Correct/ Normal/ Complete/ Not Left”.
O que foi traduzido pelo conceito de right, é que “A mão ‘direita’ de Deus faz as coisas boas”. E, como fomos feitos à Sua semelhança, entende-se que ele tenha uma mão esquerda também. Porém, se muito me engano, nada foi escrito a respeito da mão esquerda do todo-poderoso. Então o ‘censo comum’ diz que “Se nada foi escrito sobre a outra mão do Divino, ela não deve ser uma mão muito boa.”
Então, finalmente chegamos na década de 60/70/80 em que muitas crianças foram erroneamente educadas para acreditarem na tão-somente utilização da mão direita e ainda foram educadas com a estranha sensação de que usar a mão esquerda era coisa do ‘tinhoso’.
Canhotos tiveram suas mãos amarradas nas costas das carteiras para aprenderem a utilizar a mão direita, contra sua naturalidade.
A tradução mais fiel para “A Mão ‘direita’ de Deus” ou “The right hand of God” é, sem sombra de dúvidas, “A Mão Correta de Deus”, assim, não importa qual mão ele use.

Nenhum comentário: