terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aos alunos das 8ªs

SUMÁRIO: Um sumário é uma versão encurtada de um texto original. O principal propósito de tal uma simplificação é entender os principais pontos do texto original, filme ou evento, que usualmente são extensos, e portanto uma pessoa pode adquirir a essência da fonte em um período muito menor de tempo. Um sumário inicia com o título, nome do autor, tipo de texto e a idéia principal do texto. Tem uma estrutura claramente organizada, de construção lógica, cronológica e determinada. Em contraste com um resumo ou uma revisão, um sumário não contém interpretação e nem opinião. Apenas a opinião do escritor original é refletida – parafraseada com palavras novas sem citações do texto original.

ÍNDICE: É a relação dos títulos ou assuntos de um livro, relatório, revista, etc.

SÍNTESE: Síntese é um resumo. É a formação de um texto a partir dos pontos principais de outro, original. Para fazer uma síntese, transformamos um grande texto em inúmeros pequenos tópicos, e depois unimos esses tópicos e formamos um texto menor que o original.

RESUMO: Um resumo consiste no trabalho de condensação de um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de maior importância. Diferente de resenha, um resumo descreve a sinopse de um determinado assunto ou acontecimento sem nenhum tipo de opinião pessoal do resumista, apontando somente os detalhes de grande relevância na compilação. Também pode ser considerado uma abreviação de um nome ou reunião de vários volumes de um mesmo assunto como sendo um resumo, desde que se siga as condições descritas anteriormente.
Características de um bom resumo

*Brevidade - Só contém as ideias principais. Os pormenores não são incluídos.
*Rigor e clareza - Exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente clara e que respeite o pensamento do autor.
*Linguagem pessoal - Não se copia frases do texto; exprime-se as ideias por palavras nossas.

Processo de execução de um resumo

1 Lê o texto e tenta compreendê-lo bem. Identifica as ideias principais, parágrafo a parágrafo.

------ podes sublinhá-las, durante a leitura.
------ podes fazer um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto e os parágrafos.

2 Começa a escrever o teu resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor.


------ procura não incluir pormenores desnecessários.
------ substitui ideias repetidas ou semelhantes por uma que as englobe.
------ utiliza termos genéricos em vez de listas.
------ utiliza uma linguagem pessoal.

3 Lê o teu resumo e avalia-o, corrigindo os aspectos que achares necessários.

------ contém as ideias principais ?
------ a ideia do autor está respeitada ?
------ o texto percebe-se bem?
------ não há pormenores nem repetições?

4 Faz outra leitura do teu resumo e aperfeiçoa a linguagem do texto (ortografia, construção de frases, etc.) se for necessário.


ESQUEMA: Esquemas são representações gráficas sintéticas de idéias, fatos, conceitos, princípios, modelos, processos, entre outros conhecimentos. Visam evidenciar e, assim, facilitar a compreensão e a comunicação das relações estruturais, hierárquicas ou de causalidade entre os diversos elementos que compõe essas informações.

Nenhum comentário: