terça-feira, 8 de junho de 2010

Onu recomenda...

...dieta vegana para combater mudança climática.


Uma mudança global para uma dieta vegana é vital para salvar o mundo da fome , pobreza de combustíveis e os piores impactos da mudança climática, diz um novo relatório da ONU.

A previsão é de que a populção mundial chegue a 9.1 bilhões de pessoas em 2050 e o apeite por carne e laticínios é insustentável , diz o relatório do programa ambiental da ONU (UNEP).

A agricultura , particularmente produtos de carne e laticínios , é responsável pelo consumo de cerca de 70% da água doce do mundo , 38% do uso de terra e 19% das emissões de gases estufa , diz o relatório que foi lançado para coincidir com o dia do meio ambiente (05 de junho ).

Diz o relatório : “Espera-se que os impactos da agricultura cresçam sustancialmente devido ao crescimento da população e o crescimento do consumo de produtos animais . Ao contrário dos combustíveis fósseis, é difícil produzir alternativas : as pessoas têm que comer . Uma redução substancial de impactos somente seria possível com uma mudança de dieta , eliminando produtos animais .”

O painel de especialistas categorizou produtos , recursos e atividades econômicas e de transporte de acordo com seus impactos ambientais. A agricultura se equiparou com o consumo de combustível fóssil porque ambos crescem rapidamente com mais crescimento econômico , eles disseram.

Professor Edgar Hertwich, o principal autor do relatório , disse: “ Produtos animais causam mais dano que produzir minerais de construção como areia e cimento , plásticos e metais . Biomassa e plantações para animais causam tanto dano quanto queimar combustíveis fóssil .”

Ernst von Weizsaecker, um dos cientistas que lideraram o painel , disse: “ Crescente afluência está levando a um maior consumo de carne e laticínios – os rebanhos agora consomem boa parte das colheitas do mundo e, por inferência , uma grande quantidade de água doce , fertilizantes e pesticidas.”

Nenhum comentário: