quarta-feira, 12 de maio de 2010

Gordinhas também são Gatas, só que maiores :-)

Eu leio todos os comentários que vocês deixam no blog (aliás, muito obrigada!) e vários, se não a maioria, carregam a pergunta de como se tornar uma modelo Plus Size. Esperei por uma boa oportunidade e agora posso respondê-la com a merecida atenção. Por enquanto, – até onde eu sei -, há um único evento de moda dedicado ao público GG no Brasil: o Fashion Weekend Plus Size. É o melhor mercado de passarela para as modelos de grandes medidas. No dia 15 de maio, será feito o casting (a seleção das meninas que vão desfilar) para a próxima edição do evento, que acontece entre 23 e 24 de julho, com desfiles das coleções primavera/verão 2011. Que tal se arriscar e iniciar na carreira de modelos grandes!?

Pré-requisitos

A altura mínima é de 1,65 m, o quadril deve medir no máximo 1,30 m e o manequim, obrigatoriamente, deve ser de 44 para cima. Mas, o principal: você deve estar disposta a desfilar de biquíni. Afinal, nas passarelas do evento serão apresentadas peças para ser usadas nas estações mais quentes do ano.

Não é preciso ser agenciada. O evento será bem democrático: dará chance às modelos mais experientes, às gordinhas que nunca realizaram um trabalho como Plus Size e às que trabalham na área esporadicamente, como é o meu caso. Basta ter pelo menos três fotos profissionais:

* uma de rosto;
* uma de corpo inteiro, usando biquíni ou maiô;
* uma de corpo inteiro, mais tradicional, vestida normalmente.

Para quem busca realizar um sonho e nunca fez um book, vale a pena correr para providenciar este material, que deverá ser entregue à produção do evento no dia do teste.

Não há limite para idade. “Teremos tanto grifes de modinha/joviais quanto de modelagens mais sóbrias, para um público de maior idade”, disse Renata Poskus ao FATshion. Ela é uma das principais responsáveis pela realização do FWPS. “Na edição anterior, tivemos uma modelo de 36 anos e outra de 15. A segunda esteve acompanhada dos pais durante todo o tempo.”

O dia D

Cuide do make! Há castings que pedem cara lavada, mas neste você deve ir com uma maquiagem leve, como um corretivo, pouca base, pouco pó e pouco blush. O rímel está liberado! Não deixe os olhos carregados para não correr o risco de “enganar” os produtores.

Arrume os cabelos! É imprescindível que os fios estejam limpos, cheirosos e ajeitados. No meu caso, farei escova e chapinha. Mas para quem tende a ter cachos, por exemplo, assuma-os com capricho.

O motivo de tanta vaidade? Além de tirar nossas medidas, durante a seleção de casting vão nos fotografar e filmar para o teste de fotogenia.

O evento

O 1º Fashion Weekend Plus Size aconteceu no dia 24 de janeiro deste ano e recebeu editores de moda, emissoras de TV e críticos do segmento para a apresentação de coleções outono/inverno em tamanhos grandes.

Nos dias 23 e 24 de julho, acontece a segunda edição do Fashion Weekend Plus Size. “Os desfiles do primeiro dia são destinados a grifes de atacado. Vamos receber lojistas, pessoas a fim de fazer negócios, adquirir novas coleções. Trata-se de oportunidade para fornecedores de matéria-prima também. No segundo dia, será realizado o grande ’show’, onde prometemos mostrar ao público o que ele pode usar na próxima estação”, disse Renata.

Embora eu não tenha desfilado na primeira edição do FWPS, algumas modelos Plus Size com quem encontro em bastidores comentaram suas participações e espero que entrem em acão, novamente, nesta segunda edição do evento. São elas: Jovianny Alessandra, Simone Fiuza e Alessandra Linder. “Posso dizer que o FWPS foi uma experiência única! Acredito que foi uma ideia ousada da dupla Renata Poskus e Andrea Boschin, que deu certo. Sem esquecer dos grandes lojistas que tornaram o evento um verdadeiro sucesso! Desfilei para a grife Eveíza, loja que abriu o desfile com roupas superantenadas e modernas. Em seguida, desfilei para a Exuberance, com tecidos leves e super confortáveis (moda casual). No da Amália Gasparini, usei roupas de alfaiataria: puro luxo! E para a Impression Brasil, que encerrou os desfiles com vestidos de noiva, com designer único, a emoção contagiou!”, conta Jovianny.


Jovianny no desfile da Eveíza, no FWPS (Foto: Arquivo Pessoal)

Ah, a propósito, prepare-se para fazer novas amizades na fila do casting. Afinal, nós gordinhas somos sempre muito simpáticas, não? (risos)

Jovianny no desfile da Eveíza, no FWPS (Foto: Arquivo Pessoal)

Bom… Tente relaxar. Para passar confiança na hora do teste, é necessário estar calma e sentir-se segura. E não trata-se de um bicho de sete cabeças. Basta ser você mesma! Você é fotogênica? Boa! Tem um sorriso lindo? Opa! Cuida da pele e dos cabelos? Perfeito! Durma bem, coma bem, esteja com a depilação em dia (claro!), use uma roupa bonita e confortável.

Lembro-me que na primeira vez que desfilei, tirei fotos no backstage, deitei no chão entre as modelos, comi chocolate e estava na maior alegria. Não há motivo para temer quando o assunto é trabalho… Ainda mais um trabalho onde você sente-se sempre bela e é fotografada e admirada por muitos, né? A seleção de casting é só o primeiro passo…

Canal de acesso

Para preparar este post para vocês, tirei minhas dúvidas através do casting@fwps.com.br. Se você ainda tiver dúvidas, pode fazer o mesmo!

Serviço para quem não possui experiência na área ou realiza trabalhos com pouca freqüência:

Data

Sábado, 15 de maio

Horário

das 10h às 16h

Local

Senac Modas

Rua Faustolo, 1347

Lapa – São Paulo/SP

Para quem é de outro Estado e/ou vive da moda Plus Size, posando para catálogos de grifes GG e realizando trabalhos na área com frequência, uma nova seleção de casting acontece no dia 22/2 (sábado), no mesmo local.

As candidatas farão o teste por ordem de chegada. Boa sorte para todas nós!

Texto Retirado do IG.
Coloquei este texto para comentar sobre uma aula que lecionei, sobre anorexia e bulimia.

Nenhum comentário: