sexta-feira, 12 de março de 2010

Aos alunos, primeiro exercício.



Esse é o primeiro de muitos, tentem faze-lo em casa. Que a gente vai resolver na sala.
E para quem não é corinthiano, aqui vai uma homenagem aos corinthianos.

Para quem ainda estiver boiando no assunto, aqui vão algumas dicas.

Espero que o material possa também ser útil a muitos outros alunos, pois sei que para alguns essa matéria é bastante confusa. Até que os alunos consigam diferenciar ‘verbo to be’ dos ‘outros verbos’, continuam misturando as regras e usando ‘do’ onde não devem, ou então, invertendo a ordem do sujeito e do verbo para perguntar quando não estão usando verbo ‘to be’.

TEMPOS VERBAIS do INGLÊS

1- PRESENTE – VERBO SER/ESTAR
2- PASSADO – VERBO SER/ESTAR
3- PRESENTE SIMPLES
4- PASSADO SIMPLES

SER ou ESTAR = TO BE

“To be or not to be: that is the question.” Shakespeare.

Aqui estamos falando SOMENTE do verbo TO BE, ou seja, o verbo que em português pode ser traduzido como SER ou ESTAR, dependendo da frase. Veja os exemplos:

a) I am Lilli = Eu SOU a Lilli (não se traduz como “Eu ESTOU Lilli)
b) I am speaking = Eu ESTOU falando (claro, não seria “Eu sou falando”.)

Então, sempre que eu quiser falar algo com os verbos SER ou ESTAR, seja qual for a forma (estou, sou, estás, és, está, é, estamos, somos; estava, era, estavas, eras, estávamos, éramos, etc.), eu preciso usar o Verbo TO BE.

O verbo TO BE não varia tanto como no Português, em que nós conjugamos o verbo diferentemente para cada pessoa. No Inglês, o verbo TO BE tem três formas – am, is, are – no presente, e apenas duas formas no passado – was, were. Para saber com qual pessoa usar cada uma, veja as tabelas abaixo.

PRESENTE – VERBO SER/ESTAR


AFIRMATIVO: PS: O que está depois do sinal de igual, são as formas abreviadas.
I am = I’m
You are = You’re
He is, She is, It is = He’s, She’s, It’s
We are = We’re
You are = You’re
They are = They’re

NEGATIVO: PS: O que está depois do sinal de igual, são as formas abreviadas.
I am not = I’m not ou I ain't
You are not = You aren’t ou You're not
He/she/it is not = He/she/it isn’t ou He/she/it's not
We are not = We aren’t ou We're not
They are not = They aren’t ou They're not

INTERROGATIVO:
Am I?
Are you?
Is he/she/it?
Are we?
Are you?
Are they?

Obs.: Lembre que YOU pode ser traduzido tanto como TU ou VOCÊ (singular), como VÓS ou VOCÊS (plural). Então:
a) Are you at home? = Você está em casa? OU Vocês estão em casa?
Somente o contexto poderá dizer qual das duas traduções é a mais apropriada.

mais uma coisinha aki
http://www.megavideo.com/?v=AHNDPEGK

Nenhum comentário: