quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A leveza do ser

Vivemos numa era complicada, pós industrialização, em meio à computadorização de toda informação existente. A cada 18 meses (ou menos) são lançados novos tipos de computadores com suas placas-mãe e processadores cada vez mais rápidos, demandando programas muito mais velozes.

No meio desse "tiroteio digital", se encontra o ser humano, que além de ter por imposição do mercado competitivo (no mínimo) uma graduação, vários certificados extra-curriculares, e conhecimentos de línguas estrangeiras, deve ser perito, certeiro e rápido no uso do computador, pronto para resolver qualquer problema que por ventura apareça e que, creiamos, não tardarão a brotar aos montes.

Inicialmente, este 'ser' até que consegue lidar com certas situações de extresse, problemas, relações profissionais entre outros, contudo, em alguns anos, começará a se desgastar ficando assim com a vista cansada, cefaléia, náuseas, dores das mais diversas, podendo chegar aos extremos de um dos tipos de cancer, diabetes, derrame, infarto ou até uma síndrome do pânico.

Chega, não? Que tal darmos uma paradinha na leitura deste texto e tomarmos, inicialmente, três ou quatro atitudes para começar a mudar nossa postura em relação a situações extressantes? Vamos lá.

Em primeiro lugar, soltem os músculos do seus rostos enquanto continuam a ler essa matéria. Em geral, ao ler, as pessoas forçam os músculos da face e retesam os olhos tal qual um predador sobre a caça. Soltem a face agora e exprimam um sentimento antigo e muito prazeroso. Sorriam!

Em segundo lugar, verifiquem se sua coluna vertebral está totalmente encostada na cadeira em que vocês se encontram, ou se vocês estão sentados em posição de corcunda. Como dizia a mamãe, Sentem direito!

Em seguida, acompanhem a sua respiração e respirem pelo nariz, com muita serenidade e profundidade.

Em último lugar, observem seus pés, se eles estão totalmente plantados no solo ou se só parcialmente. Observem também suas pernas que não podem estar cruzadas.

Caro(s) leitor(es), depois de fazer estas modificações em sua maneira de se portar frente ao computador (que espero humildemente que o adotem daqui para frente), convido-os a, depois de ler este texto, fecharem os olhos e respirarem profundamente por três vezes. Após respirarem profundamente por três vezes, abram os olhos e continuem a leitura do texto.

É recomendado pelos médicos que todo mundo pratique algum tipo de atividade física, por pelo menos meia hora por dia, então aconselho a praticar hátha yóga, visto que é uma automassagem aplicada pelo próprio praticante que beneficia o indivíduo de maneiras física, psíquica e espiritual.

A hátha yóga da linha clássica é composta de vários movimentos psico-físicos que liberam muitas toxinas do corpo humano. Várias dessas toxinas já deveriam ter sido liberadas naturalmente, porém devido ao ritmo e rotina de cada indivíduo (somandas a uma dieta alimentar imprópria do mesmo, fato que geralmente acontece), elas acabam por se acumular no corpo e causam cansaço, tristeza, ganho ou perda involuntária de peso e todos aqueles outros males comentados no início desta matéria.

A partir de agora leitor(es), quero que memorizem o seguinte mantra para a vida de vocês.

1 - Eu posso;
2 - Está dando certo;
3 - Eu JÁ sou feliz.

Com esse mantra, estou certo de que os pesos da vida ficarão mais leves, e as cobranças também.
Muitas felicidades.
Namastê (O Ser que está em mim, saúda o Ser que está em você)


Nenhum comentário: